SJE22

ARLS

Maçonaria

A Maçonaria é uma instituição com séculos de história, cujas origens estão ligadas ao ofício dos construtores.

Esta Instituição manteve-se ativa e respeitada ao longo desses anos em razão de pregar a liberdade, a igualdade e a fraternidade entre as pessoas e os povos e a crença em um Princípio Criador, ao qual denominamos Grande Arquiteto do Universo.

Ao contrário do “folclore” que alimenta a crença de muita gente, a Maçonaria não é uma sociedade secreta e exerce suas atividades ostensivamente, sob o pálio da legitimidade de sua natureza e da legalidade de seus atos administrativos, fiscais e tributários. Suas propriedades, constituições e estatutos são registrados em cartório de imóveis, títulos e documentos, e publicados em Diário Oficial.

Uma das finalidades da Ordem Maçônica é a de implantar sistematicamente uma melhoria na sociedade, através do aprimoramento das pessoas, dos relacionamentos e das normas que os regem. Por tal razão é contrária a qualquer privação à liberdade de pensamentos, a todo e qualquer tipo de exploração do ser humano, à tirania e à ignorância, de forma a tornar feliz a humanidade pelo amor, pelo aperfeiçoamento dos costumes, pela tolerância, pelo respeito à autoridade e à religião de cada um.

Hoje a Maçonaria se faz presente em grande parte dos países, levando às suas populações os valores e princípios que defende.

Glomeal                    CMSB – Confederação da Maçonaria Simbólica do Brasil